A Plataforma Objetiva é uma iniciativa criada para contribuir na melhoria da qualificação do mercado, voltada para as empresas produtoras de conteúdo, com ênfase em conteúdo de marca.
Promovida pela APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, a plataforma nasceu graças ao projeto “Objetiva Empreendedorismo em Foco”, lançado em 2013 e realizado pela APRO, em parceria com o Sebrae. A fase inicial teve duração de dois anos (Out/2013 – Out/2015) e contou com o apoio da ABPI-TV e do SIAESP.
O “Objetiva Empreendedorismo em Foco” é resultado da integração dos três projetos setoriais de exportação audiovisual que contam com o apoio da APEX-Brasil: FilmBrazil (APRO), Cinema do Brasil (SIAESP) e (ABPI-TV). Da união dessas três iniciativas bem-sucedidas nasceu um projeto voltado para formação, com ênfase no mercado nacional e que inclui pequenos e médios produtores.
Atender uma das importantes lacunas para o desenvolvimento do setor que é a qualificação da mão de obra e gestores.
Atender o desafio de um mercado em ampla fase de crescimento, em especial com o advento da Lei nº 12.485/11, que está proporcionando no mercado, grandes mudanças das produtoras brasileiras em manutenção das cotas de programação nacional nas TV's pagas de nosso país.
Estimular as produtoras a crescerem de maneira sustentável.
Ampliar a capacidade de competitividade e de atuação empreendedora.
O Guia Audiovisual nasce com a missão de agrupar os conteúdos que foram aplicados na sala de aula durante os quatro módulos da primeira edição do Programa de Acesso ao Mercado Audiovisual do "Objetiva - Empreendedorismo em Foco". O Guia foi desenvolvido com base em estudos e dados de consultoria, associados à visão prática daqueles que trabalham no mercado. A publicação traz informações relevantes e referências ao aprofundamento de temas importantes relacionados à área.
1
Gestão Empresarial
2
Gestão do produto audiovisual
3
Roteiro
4
Aspectos societários
5
Legislação (Modelos referenciais de contratos)
6
Leis de incentivo
7
Editais
8
Distribuição e Comercialização
9
Transmídia
Um dos importantes pilares estruturantes do projeto de capacitação - Objetiva Empreendedorismo em Foco, foi um estudo de mapeamento do mercado audiovisual, elaborado pela APRO em parceria com o SEBRAE e Fundação Dom Cabral.
Focada nos segmentos de publicidade, TV e cinema, o estudo de Mapeamento e Impacto Economico do Setor Audioviusal no Brasil, tem como principais objetivos:
Além da propaganda tradicional, a APRO, nos últimos 15 anos, voltou suas atenções para a produção de conteúdo.
As associadas da APRO produzem:
Em tempos de ampliação dos formatos de mídia e dos pontos de contato com o público, branded content e branded entertainment podem ser grandes aliados para falar com o consumidor. A produção de conteúdo se apresenta como uma ótima solução de comunicação para as marcas. Os produtores ganharam muita relevância na estratégia do cliente, trabalhando em parceria com o anunciante e com as agências, participando cada vez mais da criação desses conteúdos. Essa mudança nos coloca em um patamar de protagonismo, crescimento visivelmente percebido ao longo de 2016, e que já nos faz acreditar que esta nova forma de comunicação tende a conquistar espaço no volume de negócios das produtoras.