Os anos 60 e 70 foram muito férteis no desenvolvimento do mercado brasileiro. No início da década de 1970, a produção de filmes publicitários nacionais já era tão grande que havia a real necessidade desse segmento se estruturar sob o guarda-chuva de uma associação. Por esse motivo, em 1973 nasce a APRO, criada com a missão de aglutinar e defender os interesses das produtoras, fomentar o setor, além de capacitar seus associados para as melhores práticas de mercado.
A APRO participa ativamente de discussões em prol da consolidação do mercado audiovisual brasileiro. Entre os principais interlocutores da entidade, estão:
Agência Nacional de Cinema – Ancine
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC
Ministério da Cultura (MinC)
Ministério das Relações Exteriores – MRE
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae
Além do contato constante com o Poder Público, que gerou grandes conquistas para o setor, a APRO também mantém proximidade com as entidades de classe e sindicatos ligados ao setor audiovisual:
ABA (Associação Brasileira dos Anunciantes)
ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade)
APROSOM (Associação Brasileira das Produtoras de Fonogramas Publicitários)
BRAVI (Brasil Audiovisual Independente)
Siaesp (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo)
SICAV (Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual)
Nessas últimas 4 décadas, a APRO acompanhou e contribuiu largamente para a evolução do setor. Com isso, tornou-se fonte para coleta de dados importantes, seja fazendo seus próprios levantamentos ou consolidando dados coletados pela Ancine ou outros órgãos reguladores.
Confira abaixo um panorama do mercado audiovisual atual:
A indústria audiovisual apresentou um crescimento médio anual de 9,7% entre os anos de 2010 e 2015, atingindo um valor superior a R$ 43 bilhões.
O setor do audiovisual foi responsável por 0,50% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, chegando a movimentar no ano de 2015 em torno de R$ 25,49 bilhões na economia brasileira.
Foi responsável pela geração direta de 98,7 mil empregos formais e 107,6 mil empregos indiretos em 2014.
* Dados do estudo “Mapeamento e Impacto Econômico do Setor Audiovisual no Brasil”, realizado pela Fundação Dom Cabral e encomendado pelo Sebrae e pela APRO