Histórico

Os anos 60 e 70 foram muito férteis no desenvolvimento do mercado brasileiro. No início da década de 1970, a produção de filmes publicitários nacionais já era tão grande que havia a real necessidade desse segmento se estruturar sob o guarda-chuva de uma associação. Por esse motivo, em 1973 nasce a APRO, criada com a missão de aglutinar e defender os interesses das produtoras, fomentar o setor, além de capacitar seus associados para as melhores práticas de mercado.

A APRO participa ativamente de discussões em prol da consolidação do mercado audiovisual brasileiro. Entre os principais interlocutores da entidade, estão:

Agência Nacional de Cinema – Ancine

Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC

Ministério da Cultura (MinC)

Ministério das Relações Exteriores – MRE

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae

Além do contato constante com o Poder Público, que gerou grandes conquistas para o setor, a APRO também mantém proximidade com as entidades de classe e sindicatos ligados ao setor audiovisual:

ABA (Associação Brasileira dos Anunciantes)

ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade)

APROSOM (Associação Brasileira das Produtoras de Fonogramas Publicitários)

BRAVI (Brasil Audiovisual Independente)

Siaesp (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo)

SICAV (Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual)

Mercado Atual

Nessas últimas 4 décadas, a APRO acompanhou e contribuiu largamente para a evolução do setor. Com isso, tornou-se fonte para coleta de dados importantes, seja fazendo seus próprios levantamentos ou consolidando dados coletados pela Ancine ou outros órgãos reguladores.

Confira abaixo um panorama do mercado audiovisual atual:

A indústria audiovisual apresentou um crescimento médio anual de 9,7% entre os anos de 2010 e 2015, atingindo um valor superior a R$ 43 bilhões.

O setor do audiovisual foi responsável por 0,50% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, chegando a movimentar no ano de 2015 em torno de R$ 25,49 bilhões na economia brasileira.

Foi responsável pela geração direta de 98,7 mil empregos formais e 107,6 mil empregos indiretos em 2014.

* Dados do estudo “Mapeamento e Impacto Econômico do Setor Audiovisual no Brasil”, realizado pela Fundação Dom Cabral e encomendado pelo Sebrae e pela APRO

Gestão

Presidência

Presidente-Executiva


Marianna Souza

Conselho Fiscal

Carolina Barbosa Dantas

Landia
Gustavo da Fonseca Rodrigues

Santa Transmídia
Raul Fernando Dias Dória

Cine Cinematográfica

Conselho Administrativo

Egisto Betti

Paranoid
Francesco Civita

Prodigo Films
Hugo Mattos Janeba

Mixer Fims
Leyla Fernandes

Produtora Associados
Marcelo Altschuler

Saigon Filmes
Mario Peixoto

Delicatesen Filmes
Paulo Roberto Schmidt

Academia de Filmes
Rejane Back Bicca

O2 Filmes
Sergio Salles

Vetor Zero
Waldemar Tamagno

Alice

Suplentes

Caito Cyrillo

Trio
Carlos Eduardo Busato

Surreal Hotel Arts
Gilberto Topczewski

Big Bonsai
Luciana Pessoa

Consulado
Marcos Araújo

Sentimental
Marcos de Carvalho Penido Monteiro

Conspiração
Moa Ramalho

Café Royal
Zahra Staub

Ocean Filmes

Equipe

Gerente Comunicação e Marketing


Giovanna Ricci

Administrativo


Letícia Viana

Jurídico


Mateus Basso

Gerente Plataforma Objetiva


Odete Cruz

Gerente Financeiro


Paula Sanches